Maior evento de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável começa nesta quinta-feira (28) em São Paulo, iniciando sua 14ª edição. O festival, que recebe apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), convida o público a refletir sobre questões como mudanças climáticas, consumo consciente, justiça climática e biodiversidade.
Com mais de 800 atividades planejadas para todas as idades até o dia 1º de dezembro, o evento é dividido em três blocos distintos: cultura, ação e conhecimento, oferecendo desde apresentações culturais até oficinas e seminários.
Neste ano, a programação inclui dois piqueniques coletivos no sábado (30), no Parque do Bixiga com a participação do bloco de samba da Vai-Vai, e no Parque Augusta com música ao vivo.
Além disso, o festival busca democratizar o acesso a espaços artísticos muitas vezes inacessíveis devido aos custos, como o cinema. Esta edição apresenta exibições ao ar livre em locais como o Elevado João Goulart (Minhocão), Parque Ecológico Tietê e Casa das Rosas, que sediará o Slam das Minas SP com sete poetas finalistas e três rodadas eliminatórias, sendo a primeira sobre sustentabilidade.
Para os amantes da arte urbana, que enriquece o vasto museu a céu aberto que é São Paulo, a programação inclui instalações dos artistas Mundano e Eduardo Baum, juntamente com projeções das obras de Pedro Vinicio, um jovem sucesso nas redes sociais com mensagens irônicas e desenhos técnicos.
Diversos espaços culturais, como unidades do Sesc SP, Senac, fábricas de Cultura, parques municipais e estaduais, centros educacionais unificados (CEU) e unidades básicas de Saúde (UBS) fazem parte da rede de parceiros desta edição do festival, ampliando sua presença por toda a cidade.
A programação completa está disponível no site oficial do evento.