GPA resgata arara-canindé maltratada em Suzano

Matéria por: O Jornal

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano resgatou, no último domingo (6/4), uma arara-canindé que estava sofrendo maus-tratos. O pássaro silvestre foi encontrado em uma casa no bairro Rincão das Lendas, no distrito de Palmeiras, e levado posteriormente para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), localizado no Parque Ecológico do Tietê, onde será tratado adequadamente.

O caso aconteceu por volta das 14h30, após a GCM de Suzano receber um chamado via rádio para atender a um resgate de animal silvestre. Ao chegar à residência na rua Canários, a equipe foi informada pelo morador de que a arara estava na casa. Comovido com a situação, ele solicitou ajuda da guarda para garantir o salvamento da ave.

A equipe do GPA constatou que se tratava de uma arara-canindé, uma espécie nativa encontrada em biomas como a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. O pássaro exibia sinais de maus-tratos e, por isso, foi prontamente levado ao Cetras para receber os cuidados necessários. No centro de recuperação, passará por reabilitação e, após o tratamento adequado, será avaliada a possibilidade de retorno ao seu habitat natural.





Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp