O IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza conduziu hoje de manhã (13 de dezembro) uma ação de plantio de mudas de árvores no Parque Ecológico do Tietê. Localizado às margens da Rodovia Ayrton Senna, na saída de São Paulo em direção a Guarulhos, este local abriga o núcleo Engenheiro Goulart, parte do Parque Ecológico do Tietê que se estende desde Salesópolis, onde nasce o rio Tietê, até a barragem no bairro da Penha.
Compensação de carbono
A ação realizada hoje é fruto da parceria entre a Revista Hotéis e o IBDN, que teve início em fevereiro deste ano, visando compensar a neutralização de carbono na impressão e distribuição de 10 mil exemplares mensais. Assim, a principal revista de hotelaria no Brasil se tornou a primeira publicação Carbono Neutro no país. Até o momento, 177 árvores são plantadas mensalmente nesse local, neutralizando 28,8 toneladas de carbono. Em um total de 11 meses de parceria, já foram plantadas 1947 mudas de árvores, todas pertencentes à Mata Atlântica, como Jataré Jurema, Paineira, Cássia Amarela, Urucum, Jenipapo, Pitanga, Palmeira Jussara, Pau Ferro, Pau Formiga, Pau Viola, Ipê, Coração de Negro, Sangra D’água, Quaresmeira, entre outras.
Edgar J. Oliveira, Diretor editorial da Revista Hotéis e Rogério Iorio, Presidente do IBDN após o plantio de uma muda de árvore
Nesta ação de hoje, participaram outras empresas que neutralizam o carbono em suas operações, como a Ecodele, a Orion, uma empresa de reformas prediais, e o Grupo Visão, que promove corridas de rua. “Nosso viveiro produz 55 espécies diferentes de mudas de árvores da Mata Atlântica e neste ano já plantamos 27 mil mudas. Das 220 mudas plantadas hoje, incluem 16 espécies como mutambo, coração de negro, quaresmeira, ipê, pau formiga, pau viola, medadaleiro, capenchingui, canafistola, entre outras. Essas mudas são geradas a partir da coleta de sementes realizada desde 2008, quando iniciamos o reflorestamento deste local. Ao chegarmos no Parque Ecológico do Tietê, havia pouca vegetação, mas com cerca de 422 mil árvores plantadas, agora é necessário usar drones para encontrar pequenos maciços para plantio, visando adensar a mata. Nosso compromisso desde 2008 era plantar 500 mil mudas de árvores. No entanto, acreditamos que não haja espaço suficiente para plantar mais do que 460 mil árvores,” afirma Rogério Iório, Presidente do IBDN.
Equipe do IBDN liderada por Rogério Iório que participou do plantio hoje
O sucesso desta ação ambiental é atribuído aos mais de 683 projetos de parceiros que contribuíram para a restauração da Mata Atlântica, um bioma importante e com alta emissão de carbono, sendo também mata ciliar do Rio Tietê. A Revista Hotéis desempenha seu papel em prol do planeta, sendo a primeira publicação impressa no Brasil neutra em carbono. Demonstra comprometimento com questões ambientais e metas nacionais estabelecidas no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.